segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O que achamos sobre o Voto de Protesto...

Presidente do TSE diz que voto em Tiririca não é de protesto


Humorista se elege deputado com mais de 1,3 milhão de votos

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, disse neste domingo (3) que os mais de um 1,3 milhão de votos recebidos pelo candidato Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR), não devem ser encarados com “voto de protesto”. Para ele, trata-se de uma “manifestação transitória” de parte da população, natural na fase de “amadurecimento da democracia”.

- Nós achamos que esse votos são votos que devem ser encarados como uma forma de manifestação da vontade popular transitória. Se compararmos esses votos com a grande maioria dos votos, da massa dos candidatos que têm propostas concretas, me parece que é um fenômeno que não se deve dar um peso muito grande. São ocorrências naturais nessa fase de amadurecimento da democracia brasileira.
Estreante na política, o candidato a deputado federal pelo PR obteve 1.350.438 votos, o maior número já obtido desde a eleição do candidato Enéas Carneiro (Prona), morto em 2007, que em 2002 recebeu 1,571 milhão de votos.
Com 99,87% dos votos apurados em São Paulo para deputado federal, o humorista pode ser o deputado federal com mais votos em todo o país.
Recorde histórico
O recorde em números absolutos é do falecido deputado federal Enéas Carneiro. Com o resultado expressivo, o então candidato levou para Brasília outros cinco correligionários de menor da votação.
O mesmo deve ocorrer com Tiririca nessas eleições. Por causa do sistema de eleições proporcionais, os votos dos eleitores para deputados federal e estadual são do partido, e não do candidato.
O humorista votou no início desta manhã no bairro da Aclimação, zona sul de São Paulo, e causou tumulto no local.


E o que achamos sobre tudo isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário